Propaganda não é só isso aí NEWS.

Propaganda não é só isso aí NEWS.

Share this post

Propaganda não é só isso aí NEWS.
Propaganda não é só isso aí NEWS.
O que se espera do profissional de publicidade do futuro

O que se espera do profissional de publicidade do futuro

Entre habilidades e desejos, o que se precisa pra trabalhar em publicidade lá na frente?

Avatar de Lucas Schuch
Lucas Schuch
ago 19, 2024
∙ Pago
7

Share this post

Propaganda não é só isso aí NEWS.
Propaganda não é só isso aí NEWS.
O que se espera do profissional de publicidade do futuro
Compartilhar
Segunda, 12 de agosto de 2024.
Ed. 72. Ano II.

Eu tenho pesquisado e conversado muito com lideranças de publicidade nos últimos anos, e tem um tema que sempre me interessou muito: o que essas pessoas procuram quando estão olhando pra novos talentos. E eu tenho umas pistas pra dividir. Não são regras, são pistas.

NÃO FOQUE NA TÉCNICA.

Eu tenho um grande respeito pela execução. Uma pessoa incrível no Photoshop, no copy, sempre foi muito importante. Sabe aquela pessoa que tinha aquela sacadinha pra fechar o filme? Elas sempre foram muito importantes, mas se eu tivesse que escolher em que focar na minha carreira, certamente, HOJE, não seria mais na técnica. Eu não tô dizendo com isso que a técnica é dispensável, mas sei lá, olhando pra uma IA que faz essa parte HOJE muito bem, esboçar uma ideia a partir de um texto, eu fico pensando o que ela fará daqui 4 anos, então, eu não focaria nisso.

E além disso, eu tenho uma frase que sempre me guia: A técnica te dá o seu primeiro emprego. Mas o pensamento crítico é o que te mantém nele. Ou seja, quando forem te entrevistar lá no começo de carreira etc, vão olhar e falar pô que lindo isso aqui que você fez, mas você tem que ter um conhecimento profundo de mundo, de pessoas, de vida, que você fale algo numa reunião e todo mundo fique reflexivo, e leve aquela reunião pra outro lugar. Isso te dá uma carreira muito mais longeva.

OLHE PRO BRASIL

Nós somos publicitários. Bebemos diariamente de fonte norte-americanas e européias. Também pelo histórico desse ofício, uma profissão importada por pessoas que sempre tiveram muito acesso à outros países e segunda língua. Com isso também esquecemos do tamanho e da profundidade cultural que temos no país. Ando vendo inúmeras agências despontarem simplesmente porque oferecem o que a publicidade sempre teve dificuldade: conexão cultural com o país real com o qual essas marcas precisam conversar.

Então, a pista aqui é: entenda muito do seu país. Se aproxime de um movimento social, invista em um hobby nativamente brasileiro, crie um círculo de amizades que discute cinema nacional, enfim, algo que te conecte com essas raízes. Vai ser importante.

ENTENDA DO NEGÓCIO

Nós temos uma GIGANTE dificuldade no nosso mercado de entender em profundidade qual é o nosso negócio. Se eu te falar aqui sobre BV você sabe me descrever exatamente o que é? Sem confundir com desconto padrão de agência, sem confundir com fee mensal pago pelas marcas, por exemplo? Pois é, se você não sabe, temos um problema porque essa por anos foi a fonte primeira (e ainda é pra várias agências) de receita nesse mercado.

O que eu quero dizer nessa pista é que você não ta sozinho. Por anos nesse mercado a gente basicamente só foi olhando os briefings que chegavam sem questionar de onde vem aquela verba toda, pra onde vai, da onde sai o dinheiro. O que nos distanciou muito do nosso negócio. Uma grande carência que eu vejo para lideranças não conseguirem promover pessoas é porque nas próximas cadeiras que não sejam técnicas, as conversas passam a virar sobre negócio, e nessa área temos pouquíssimo entendimento.

_

Bom, nada disso é um guia. São todas percepções baseadas no que sinto nesse tempo todo olhando pro mercado. Se você tiver tempo e puder focar nisso, acho que pode te ajudar. Mas o cruel disso tudo é que nosso mercado se move na velocidade de escrita de uma news. Então, sei la, quando você ler esse texto esteja já defasado, prometo voltar aqui se eu sentir que algo mudou :)

Até a próxima.


NÃO ACABA AQUI.

Nesta edição, além desse texto autoral ainda tem 9 links do que de mais importante aconteceu no mercado de publicidade pra você que não teve tempo de se atualizar. Considere assinar essa newsletter por apenas 5 reais mês (uma coquinha zero).

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine Propaganda não é só isso aí NEWS. para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Lucas Schuch
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar