Pequeno empreendedor/a líder: não é sobre você.
Não se cobre demais, você também tá só trabalhando.
Depois que eu comecei a criar conteúdo eu sempre ouvi muitas lideranças apontando que meu conteúdo “demoniza lideranças, e santifica liderados”. E eu queria falar sobre isso. Nós temos profissionais ruins entre lideranças. Nós também temos profissionais ruins entre os liderados. Isso é ponto pacífico, uma vez que essas pessoas são humanas são cheias de falhas e tudo mais.
Dito isso, sempre quando eu, eu mesmo CPF Lucas, crio um conteúdo, eu estou me dirigindo, MAJORITARIAMENTE, às situações que acontecem em sua maioria no mercado. E logicamente, temos mais histórias para serem contadas a partir da perspectiva de liderados, afinal, existem mais liderados, e com isso, temos mais problemas a resolver desse grupo, uma vez que estes estão em posição hierárquica inferior nas empresas, entende o ponto?
E eu sei que pode parecer reducionista, generalizante, afinal, nem tudo é tão dicotômico assim, só que infelizmente, é o que cabe num post de instagram, num tweet, com limite de caracteres, percebe? Eu prometo que na tese de doutorado, eu não faço isso, mas é o tempo que vivemos da redes, e aí sim, eu escolho intencionalmente falar mais sobre as pessoas que ocupam mais posições nessa indústria, mas que não tem posição segura para falar, porque dependem dos boletos, e que não estão mas mesas em que serão ouvidas, entende o ponto?
Mas porque no título dessa news eu falei sobre pequenos empreendedores/as? Sempre quando eu recebi “críticas” assim (na maioria das vezes foram sempre construtivas) mas foram de pequenos empreendedores que tavam numa posição de tentar ser melhores para as pessoas, mas que nem sempre dava, e aí me diziam: “ah mas veja bem, nem sempre as pessoas são tão perfeitas e os líderes malvados”. O que tava sendo dito ali nas entrelinhas é: “eu sou uma boa pessoa, eu tô fazendo tudo certinho, mas nem sempre dá”.
E a minha resposta mais honesta, que em um primeiro momento pode parecer sarcástica mas é genuína e do fundo do coração, é: “não é sobre você”. O que eu tô dizendo aqui é que você é um pequeno empreendedor que provavelmente tá pegando junto, tá botando a mão pro negócio acontecer, tá tendo que trabalhar até mais tarde e tantas outras coisas. Isso não te isenta óbvio de buscar ser um líder cada vez melhor e errar menos, agora, se você não consegue comprar todas as brigas, não é sobre você, então não se cobre tanto.
Quando as críticas que a gente tece aqui, em conversas, em eventos, elas são feitas pra grandes lideranças de grupos de comunicação, conglomerados de mídia, que tem na sua mão a disposição uma quantia inestimável de dinheiro, que resolveria 3 vezes o problema que a gente debate, só que não tem essa intencionalidade. E aí a crítica parece surgir. Novamente, eu sei que as vezes é generalizante, contudo, esse tempo aqui da newsletter eu não tenho num post curto de instagram. Você entende?
Então, de novo, não se isente de tornar seu ambiente de trabalho cada vez melhor para seus liderados, que ainda que não sejam perfeitos (e eu sei que não são, porque ninguém é), tem contra si receber menos, ter muito menos privilégios sociais que uma liderança, entre tantas outras coisas. Agora, também não se cobre demais se você for só uma liderança que, caso você não vá trabalhar, a empresa para. Você é, além de liderança, só mais um trabalhador dessa indústria. Fique bem. Até a próxima.
PS: Nossos leitores free nos deixam aqui. Considere assinar essa newsletter por 5 reais por mês (uma coquinha zero) para ler a curadoria de notícias semanal que vem a seguir na íntegra, e todas as edições anteriores. Nesta edição tem 8 links do que de mais importante aconteceu no mercado de publicidade.
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Propaganda não é só isso aí NEWS. para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.